O Sincomerciários Tupã emitiu nesta segunda-feira (15) nota na qual comunica a mudança das eleições sindicais que estavam programadas para acontecer no dia 16 de março. Seguindo o estatuto, a diretoria fixou a data para nova eleição em 1 de abril. “Levando em conta o atual cenário, não seria possível a participação dos comerciários no pleito, por isso definimos pela alteração”, justificou o presidente da entidade, Amauri Mortágua.
“O novo decreto impede, inclusive, atividades administrativas internas nas lojas, o que impossibilitaria a coleta dos votos, que é feita no local de trabalho dos comerciários”, detalhou o vice-presidente do Sincomerciários, Celso Bozza.
Manifestação democrática
Para facilitar e permitir a participação de todos os sindicalizados a entidade adota o sistema de Mesa Coletora Itinerante de votos. Neste processo a urna vai até o local de trabalho dos eleitores aptos a participar e coleta os votos em todas as cidades que compõem a base territorial do sindicato.
A legislação trabalhista determina a obrigatoriedade do voto, razão pela qual, prevê que todos os estabelecimentos comerciais disponibilizem espaço próprio para a realização da eleição dentro da firma, no horário comercial, quando a Mesa Coletora Itinerante passar pela empresa, e pelo tempo necessário de coletar o voto de todos os empregados.
“O processo de eleição no Sindicato é fundamental para a democracia interna em nossa entidade. Serve para legitimar a representatividade da categoria profissional”, destacou Amauri, explicando que a diretoria eleita permanece frente à entidade por um período de quatro anos.