Página Inicial
  Quem Somos
  Acordos e Convenções
   de Natureza Econômica
  Acordos e Convenções
   Horário de Trabalho
  Associe-se
  Assessoria Jurídica
  Atendimento    Odontológico
  Base Territorial
  Certificado REPIS
  Contribuições On-line
  Colônia de Férias
  Clube dos Comerciários
  Lazer em Avaré
  Diretoria
  Galeria de Fotos
  Homologações
  Informativo / Jornal
  Notícias
  Quadro de Acordo
   de Compensação
  Sede / Escritórios
   Regionais
  Fale Conosco
 
 
 
 

Notícias

Líder do Sincomerciários e da UGT-SP vê pandemia agravar desmonte nacional
Dia: 13/08/2020

Amauri Mortágua, presidente da do Sincomerciários Tupã eseção paulista da União Geral dos Trabalhadores, com quase 200 entidades filiadas, participou terça (11) da live da Agência Sindical. Comerciário de Tupã, ele integra a direção da Fecomerciários, a Federação da categoria.

Mortágua falou de ações em defesa da vida dos comerciários, de medidas pontuais e avaliou, negativamente, a postura do governo federal ante a Covid-19. Também criticou a inoperância junto às micro e pequenas empresas, a quem o crédito não chega.

Ao responder a Ricardo Patah, presidente nacional da UGT, Mortágua falou também sobre abertura de escolas: “Se não seguir com rigor os procedimentos científicos, a reabertura vai ser um genocídio”.

PRINCIPAIS TRECHOS:

Essenciais – A pandemia afeta a todos, mas expõe muito mais os comerciários em atividade essencial, que são supermercados, farmácias e outros.

Protocolos – Trabalhadores de supermercados são bastante expostos, especialmente nas funções de mais contato com o público. A UGT participou com o governo do Estado na elaboração de protocolo. Os trabalhadores puderam contribuir.

Fiscalização – Há situações diferenciadas. Alguns lugares não têm como fazer fiscalização no Estado. No Município é mais fácil e muitos prefeitos conseguiram colocar mais fiscais em ação. Verdadeiros comandos foram mobilizados.

Testagem – Na área da saúde a testagem foi maior. Mas é difícil fazer em todo o comércio. Em Tupã, conseguimos que a Prefeitura e algumas empresas testassem comerciários que têm mais contato com os clientes. Dos 209 testes feitos, 208 deram negativo.

Governo – Houvesse uma diretriz firme, não teríamos chegado à situação de hoje. Para o isolamento social, é preciso garantir condições financeiras. Tem o Auxílio Emergencial, mas há pessoas que ainda nem receberam a primeira parcela. É necessário respaldo financeiro pra que as medidas tenham sucesso.

Escolas – Se os governos abrirem as escolas sem segurança científica pra isso, vão participar um genocídio. A criança compartilha seus pertences, até a máscara, e acaba levando o vírus pra dentro de casa.

Crédito – Em alguns países, o crédito a micro e pequenas empresas foi feito de forma direta, sem passar por banco. O Ministério da Economia poderia fazer pagamento direto. Cobramos o Congresso Nacional. Houve algumas iniciativas, mas com veto do Executivo. Os bancos privados entesouraram o dinheiro. Só Caixa e Banco do Brasil ajudam, dentro de limites.

Futuro – Precisamos garantir a renda mínima, pensando no pós-pandemia. Se não, mais empresas vão fechar, principalmente as pequenas, que são maioria no comércio e serviços.

Informalidade – O governo não empurra só o trabalhador pra informalidade. Sem crédito e sem apoio – empurra para fora da margem da lei muitos pequenos negócios e empreendedores.

Nacional – A UGT, em âmbito nacional, atua de forma articulada com as demais Centrais, buscando soluções por meio do diálogo.

Fonte: Agência Sindical

 
 
 
 
 
 
 
BOLETINS COMERCIÁRIOS
Acesse aqui a última edição do Boletim Comerciário
 
Base Territorial: Adamantina - Arco-Íris - Bastos - Flora Rica - Flórida Paulista - Herculândia - Iacri - Inúbia Paulista - Lucélia - Mariápolis
Osvaldo Cruz - Parapuã - Pracinha - Queiroz - Quintana - Rinópolis - Sagres - Salmourão - Tupã


Sede: Rua Guaianazes 596, Centro - Tupã / SP - Fone (14) 3496-4535 - E-mail: sincomerciarios@sincomerciariostupa.org.br
Esc. Reg: Rua Salgado Filho 150, Sala 5 - Osvaldo Cruz / SP - Fone (18) 3528-7529 - E-mail: osvaldocruz@sincomerciariostupa.org.br
Esc. Reg: Al. Navarro de Andrade 429, Adamantina / SP - Fone (18) 3522-3937 - E-mail: adamantina@sincomerciariostupa.org.br
Sede Recreativa: Clube dos Comerci�rios - Rua Aimor�s, 811 - Centro - Tup� / SP - Fone (14) 3441-5082 - E-mail: clube@sincomerciariostupa.org.br