O vereador Amauri Mortágua, presidente do nosso Sindicato, protocolou requerimento na Câmara Municipal solicitando informações à Secretaria da Saúde sobre as providências preventivas que estão sendo tomadas para o enfrentamento de emercência na saúde pública decorrente do coronavirus. A medida, é necessária pois o município precisa estar preparado para o surto previsto, conforme anunciado pelo Ministério da Saúde e por especialistas de todo o mundo .
O Vereador pede o envio do plano de contingência para o município, no qual devem constar todas as atividades preventivas, incluindo disponibilidade de leitos, medicamentos, tipos de ações, entre outras providências.
Entre as preocupações do Vereador Amauri está a possibilidade de que os leitos disponíveis possam não ser suficientes, como as autoridades sanitárias estaduais estão antevendo para a grande São Paulo. Neste sentido, o vereador solicita providências, desde já, da Prefeitura, solicitando que seja estudada a possibilidade legal de que o Hospital São Francisco, dada a situação emergencial, possa vir a compor o enfrentamento, com utilização de seus leitos e equipamentos, caso a demanda assim o requeira.
"È preciso, nestas situações de emergências anunciadas, que o Poder Público se antecipe, examinando e investigando todas as formas possíveis de combate, e a possibilidade de utilização do Hospital São Francisco, além da Santa Casa, para uma situação desta natureza, tem que ser considerada e buscada a todo custo, para socorrer nossa população e enfrentar a emergência com todas as armas que pudermos utilizar", salientou Amauri.