Página Inicial
  Quem Somos
  Acordos e Convenções
   de Natureza Econômica
  Acordos e Convenções
   Horário de Trabalho
  Associe-se
  Assessoria Jurídica
  Atendimento    Odontológico
  Base Territorial
  Certificado REPIS
  Contribuições On-line
  Colônia de Férias
  Clube dos Comerciários
  Lazer em Avaré
  Diretoria
  Galeria de Fotos
  Homologações
  Informativo / Jornal
  Notícias
  Quadro de Acordo
   de Compensação
  Sede / Escritórios
   Regionais
  Fale Conosco
 
 
 
 

Notícias

Festa do Dia do Comerciário acontece em 15 de novembro
Dia: 03/11/2019

Para celebrar o Dia do Comerciário, comemorado em 30 de outubro, o Sindicato dos Comerciários de Tupã promoverá mais uma edição da Festa dos Comerciários. O evento será no Clube dos Comerciários, na rua Aimorés, 811, a partir das 17 horas do dia 15 de novembro.  A festividade se destina a todos os comerciários de Tupã e região, e para os sindicalizados, haverá sorteio de uma moto 0km, uma TV 50 polegadas 4K e outros prêmios, patrocinados por empresas do comércio local e ofertados também pelo próprio sindicato. Haverá ainda sorteio de brindes para os convidados.

A programação inclui show musical com Maurinho e apresentação de vídeos e palestras de conscientização. “É um evento totalmente focado em valorizar e reconhecer a importância dos comerciários para nossa sociedade. É também uma celebração a esta categoria profissional que tanta importância tem no desenvolvimento de nosso país”, explicou o presidente do Sincomerciários, Amauri Mortágua.

O ingresso para a festa, que também dará direito a  participar dos sorteios e levar convidados, vai ser entregue nos locais de trabalho e nas empresas, por agentes do sindicato. É importante destacar que os ganhadores do sorteio só receberão os prêmios se estiverem presentes. “Só receberá o prêmio o sorteado que estiver no local na hora do sorteio e se apresentar com documento de identidade”, detalhou o vice-presidente, Celso Bozza.

 Celebração histórica

O dia 30 de outubro foi escolhido para marcar o Dia do Comerciário porque nesta data, em 1932 foi publicado o Decreto Lei 4.042, que determinava a jornada de trabalho diária  de oito horas e o repouso remunerado aos domingos para todos os comerciantes. A conquista, entretanto, foi precedida por muita luta.

No início do século XX, a jornada de trabalho dos “caixeiros”, como eram conhecimento os trabalhadores do comércio naquela época, eram extremamente abusivas e ultrapassavam as 12 horas diárias, incluindo domingos e feriados.

Insatisfeitos com a pressão que recebiam e o sistema de quase escravidão a que eram submetidos, muitos destes trabalhadores começaram a formar pequenos grupos e associações de apoio para tentar buscar condições mais humanas de trabalho. Estas agremiações eram embriões daquilo que mais tarde se tonaria os atuais sindicatos.

À medida que a insatisfação aumentava, as manifestações e associações começavam a se espalhar por todos os estados do país. No dia 29 de outubro de 1932 houve uma grande manifestação na cidade do Rio de Janeiro, com mais de 5 mil comerciários marchando em direção ao Palácio do Governo (Palácio do Catete), residência do presidente da República.

Os manifestantes foram recebidos por  Getúlio Vargas, que aceitou as reivindicações dos trabalhadores e assinou o Decreto de Lei nº 4.042, de 29 de outubro de 1932, determinando a jornada de trabalho para 8 horas por dia e o repouso remunerado aos domingos para todos os comerciantes.

 A Lei foi publicada no Diário Oficial da União no dia 30 de outubro de 1932, sendo esta data reconhecida pela presidente Dilma Rousseff, em 2013, como o Dia Oficial do Comerciário.

“Esta mobilização histórica dos comerciários mostra a força que a união dos trabalhadores na busca pelo reconhecimento de seus direitos e por valorização. Neste momento, quando somos alvos de várias ameaças, é mais importante que nunca que todos estejam irmanados e lutando pelos mesmos ideais. É somente com este tipo de atitude que iremos conseguir superar os momentos de crise”, avaliou Amauri Mortágua.

 
 
 
 
 
 
BOLETINS COMERCIÁRIOS
Acesse aqui a última edição do Boletim Comerciário
 
Base Territorial: Adamantina - Arco-Íris - Bastos - Flora Rica - Flórida Paulista - Herculândia - Iacri - Inúbia Paulista - Lucélia - Mariápolis
Osvaldo Cruz - Parapuã - Pracinha - Queiroz - Quintana - Rinópolis - Sagres - Salmourão - Tupã


Sede: Rua Guaianazes 596, Centro - Tupã / SP - Fone (14) 3496-4535 - E-mail: sincomerciarios@sincomerciariostupa.org.br
Esc. Reg: Rua Salgado Filho 150, Sala 5 - Osvaldo Cruz / SP - Fone (18) 3528-7529 - E-mail: osvaldocruz@sincomerciariostupa.org.br
Esc. Reg: Al. Navarro de Andrade 429, Adamantina / SP - Fone (18) 3522-3937 - E-mail: adamantina@sincomerciariostupa.org.br
Sede Recreativa: Clube dos Comerci�rios - Rua Aimor�s, 811 - Centro - Tup� / SP - Fone (14) 3441-5082 - E-mail: clube@sincomerciariostupa.org.br