O deputado federal eleito Luiz Carlos Motta (PR) esteve em Tupã na última sexta-feira para uma série de reuniões. Com agenda lotada, ele manteve encontro com lideranças políticas e de várias entidades de representação tupãenses, além de encontros de trabalho com foco no aumento da oferta de cursos universitários em Tupã. Durante a noite, participou também da solenidade de homenagem aos ex-prefeitos Jesus Guimarães e Waldemir Gonçalves Lopes.
“Estamos preparando nosso plano de ação no Congresso e, para isso, estamos consultando as bases. Um dos focos de nosso trabalho vai ser garantir a representatividade que nossa região perdeu ao longo dos últimos anos e, para isso, é imprescindível estar reunido com a população, ouvindo seus pleitos”, detalhou o deputado eleito.
No encontro com as lideranças tupãenses, Motta lembrou que, neste primeiro ano de mandato, ficará à disposição de prefeitos e vereadores para articulações políticas, buscando apoio junto ao governo federal. “Como o orçamento para 2019 é votado neste ano, não teremos direito às emendas impositivas. Independente de podermos contar com esses recursos, teremos várias outras maneira de ajudar os municípios”, detalhou.
Depois de participar da reunião com a comunidade, Luiz Carlos Motta foi até a TV Câmara, onde concedeu entrevista, acompanhado do vereador Amauri Mortágua. No programa comandado pelo jornalista Tiago Petenucci, o deputado federal eleito reiterou o compromisso com a região e falou sobre projetos para a legislatura que se inicia no ano que vem.
Ensino superior
Durante a entrevista, Motta revelou que uma de suas bandeiras durante o período em que irá ocupar uma cadeira no Congresso será a ação focada em resgatar a tradição que o município tinha no ensino superior. “Durante muito tempo, Tupã foi conhecida como ‘Metrópole Universitária da Alta Paulista’. Com o passar dos anos, fomos perdendo essa qualidade. Agora, iremos atuar para que a cidade amplie o leque de oferta de cursos superiores. Com isso, conseguiremos beneficiar um número maior de estudantes”, revelou.
Para tornar este projeto realidade, Motta esteve reunido com representantes da unidade local do Instituto Federal. “A partir do ano que vem, iremos começar em Brasília uma cruzada com o objetivo de tornar pleno o campus tupãense. Isso aumentaria a oferta de cursos, o que vem ao encontro de nosso projeto”, adiantou o deputado federal eleito.
Depois do encontro no Instituto Federal, Motta se reuniu com diretores das Faculdades Faccat, em reunião agendada pelo vereador Alexandre Scombatti, e também se colocou à disposição para auxiliar em projetos futuros. “Este tipo de apoio é muito importante, pois mostra a preocupação do deputado em auxiliar no desenvolvimento de Tupã”, destacou o diretor da unidade de ensino superior, Celso Kawano.
Encerrada a série de encontros, o deputado federal de Tupã participou da sessão solene organizada pela Câmara Municipal para a entrega de títulos de Cidadão Tupãense aos ex-prefeitos Jesus Guimarães e Waldemir Gonçalves Lopes. “São pessoas que muito contribuíram para o desenvolvimento de nosso município e sua gente. Por isso, fiz questão de prestar minhas homenagens”, concluiu Luiz Carlos Motta.