O evento acontecerá nos dias 28 e 29 de setembro, com a presença de dirigentes comerciários de todo o Estado de São Paulo, no Centro de Lazer da Fecomerciários, em Praia Grande. O tema central do 26º Congresso (Sindicalismo pós-reforma trabalhista – reagir, resistir, reorganizar) é o enfrentamento às agressões das reformas neoliberais de Temer, especialmente as leis da terceirização, trabalhista e a reforma previdenciária, que está no horizonte do governo.
O tradicional congresso vai reunir palestrantes especialistas no tema, como o economista Antonio Corrêa de Lacerda, a consultora sindical Zilmara David Alencar, o líder sindical Lourival Figueiredo Mello, os jornalistas Audálio Dantas e Irineu Toleto, o advogado trabalhista Hermano Moura e o deputado federal Arnaldo Faria de Sá.
No final do congresso comerciário 2017, como acontece em todas as edições, serão aprovadas importantes deliberações que nortearão as ações dos 71 sindicatos filiados à Federação junto à categoria em suas bases.
PROGRAMAÇÃO
28 de setembro, quinta-feira
9h00: Abertura
Palestras
10h30: Alternativas à crise brasileira.
Palestrante: Antonio Corrêa de Lacerda, consultor econômico, mestre em economia política.
11h15: Debates
11h30: A comunicação sindical como instrumento de luta e meio de agregação da categoria.
Palestrante: Audálio Dantas, jornalista, ex-deputado federal e ex-presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj).
12h15: Debates
12h30: Almoço
14h30: A importância da atuação jurídica no combate aos efeitos da reforma trabalhista.
Palestrante: Hermano Moura, advogado trabalhista e assessor de diversos sindicatos; pós-graduado em direito do trabalho.
15h30: Efeitos da reforma trabalhista sobre os comerciários e a necessidade de se fortalecer as negociações coletivas.
Palestrante: Lourival Figueiredo Mello, secretário-geral da CNTC e presidente da Federação dos Empregados de Agentes Autônomos do Comércio do Estado de São Paulo (FEAAC).
16h30: Reforma trabalhista e seus impactos nas relações de trabalho.
Palestrante: Dra. Zilmara David Alencar, consultora jurídica do Diap, assessora jurídica de entidades sindicais, ex-secretária de Relações do Trabalho e Emprego e ex-coordenadora-geral de Registro Sindical do Ministério do Trabalho.
29 de setembro, sexta-feira
Palestras
9h: Como posso ajudar a resistência sindical ante a “deforma” da Previdência.
Palestrante: Arnaldo Faria de Sá, deputado federal.
10h30: Que futuro queremos?
Palestrante: Irineu Toleto, radialista (atualmente, na Rádio Transamérica) e jornalista, é um dos sócios fundadores do Clube da Voz, associação dos locutores comerciais de São Paulo.