Página Inicial
  Quem Somos
  Acordos e Convenções
   de Natureza Econômica
  Acordos e Convenções
   Horário de Trabalho
  Associe-se
  Assessoria Jurídica
  Atendimento    Odontológico
  Base Territorial
  Certificado REPIS
  Contribuições On-line
  Cartão Comerciário /   Convênios
  Colônia de Férias
  Clube dos Comerciários
  Diretoria
  Galeria de Fotos
  Homologações
  Informativo / Jornal
  Notícias
  Quadro de Acordo
   de Compensação
  Sede / Escritórios
   Regionais
  Fale Conosco
 
 
 
 

Notícias

Regional Oeste Paulista abre encontros estaduais da Fecomerciários
Dia: 11/07/2017


Nos dias 8 e 9 de julho o presidente da Fecomerciários, Luiz Carlos Motta, abriu a série de visitas programadas para ocorrer nas 12 Regionais da Federação instaladas no Estado de São Paulo. Elas agrupam os 71 sindicatos filiados.

Os Sincomerciários de Tupã e Dracena, que integram a Regional Oeste Paulista, promoveram encontros com agendas separadas, mas ambas com enfoque nos riscos das reformas trabalhista e previdenciária em tramitação no Congresso Nacional. “Esta reunião cumpriu nosso objetivo de fomentar o de diálogo e estimular a troca de ideias acerca dos problemas nacionais e da própria Regional”, afirma Motta.

Além dos Sincomerciários de Tupã, presidido por Amauri Mortágua, e de Dracena, liderado por Sérgio Manoel, também participaram das reuniões os demais sindicatos da Regional: Presidente Prudente, Presidente Venceslau e Sinprafarma de Presidente Prudente, comandados, respectivamente, por Maurício de Pontes, Nadir da Silva Almeida e Lademir Scorsoline. 

Definidas como “reuniões de extrema importância”, Motta, no início dos trabalhos, falou sobre a estrutura da Federação, os empregos gerados, a diversidade de serviços e benefícios prestados, além das conquistas econômicas e sociais obtidas para a categoria.

O presidente contextualizou estas informações diante das ameaças apresentadas pelas reformas neoliberais sobre os direitos trabalhistas e previdenciários e, da mesma forma, sobre a estrutura sindical. Ele frisou: “Nossa estrutura aproxima os sindicatos dos comerciários. Mas, se não pressionarmos o Congresso Nacional e conscientizarmos os trabalhadores, as reformas vão acabar com direitos e com o sindicalismo”.

Como alternativas para enfrentar estas questões, foram aprovados, entre outros, os seguintes encaminhamentos:

- Incrementar a sindicalização da categoria, como já constatado nos cursos para este fim, que estão sendo promovidos pela Federação.

- Entender a comunicação como instrumento de luta. Utilizar as redes sociais para difundir ações, serviços, benefícios e as verdades das reformas. Distribuir informativos nos locais de trabalho. 

- Por meio de conversas qualificadas nos locais de trabalho, valorizar a estrutura e a ação dos sindicatos.

- Atuar para desmistificar a imagem negativa que os sindicatos têm perante a sociedade.

- Para evitar os avanços de outras reformas nocivas aos trabalhadores, eleger legítimos representantes da classe trabalhadora. 

Com dados da Fecomerciários.

 
 
 
 
 
 
 
 
Base Territorial: Adamantina - Arco-Íris - Bastos - Flora Rica - Flórida Paulista - Herculândia - Iacri - Inúbia Paulista - Lucélia - Mariápolis
Osvaldo Cruz - Parapuã - Pracinha - Queiroz - Quintana - Rinópolis - Sagres - Salmourão - Tupã


Sede: Rua Guaianazes 596, Centro - Tupã / SP - Fone (14) 3496-4535 - E-mail: sincomerciarios@sincomerciariostupa.org.br
Esc. Reg: Rua Salgado Filho 150, Sala 5 - Osvaldo Cruz / SP - Fone (18) 3528-7529 - E-mail: osvaldocruz@sincomerciariostupa.org.br
Esc. Reg: Al. Navarro de Andrade 429, Adamantina / SP - Fone (18) 3522-3937 - E-mail: adamantina@sincomerciariostupa.org.br
Sede Recreativa: Clube dos Comerciários - Rua Aimorés, 811 - Centro - Tupã / SP - Fone (14) 3441-5082 - E-mail: clube@sincomerciariostupa.org.br