A população de Tupã participou no domingo, 12 de março, do Ato Público contra a Reforma da Previdência (PEC 287/2016), no centro da cidade, atendendo convocação da Frente de Entidades Tupãenses em Defesa dos Direitos da Aposentadoria (FTA), organizadora da manifestação. Representantes de 37 entidades marcaram presença com placas, faixas e banners com palavras de ordem contra as maldades da proposta patrocinada pelo governo Temer. Dirigentes comerciários de vários Sindicatos de todo o Estado de São Paulo também prestigiaram o ato.
O Coordenador da FTA, Sindicalista e Vereador Amauri Mortágua, deu início ao Ato e declarou que “grande parte da população não tem acesso às informações reais sobre a matéria”. Tendo em vista esta problemática, Amauri por meio de slides e vídeos veiculados nos telões explicou os prejuízos com a PEC e que o governo ilude a população com informações que na verdade são propagandas de interesse do próprio governo. “É valiosa a participação popular, é assim que poderemos vencer a batalha: unidos”, destacou Amauri.
O Presidente da Fecomerciários e da UGT/SP, Luiz Carlos Motta, esteve presente no Ato e enfatizou que as medidas são prejudiciais: “a previdência tem que é taxar as grandes empresas que estão devendo, sou contra a reforma e como primeiro suplente de Deputado Federal estaremos levando a voz de Tupã para o Congresso, conversando com os parlamentares”. Ele aproveitou o espaço e parabenizou Tupã pela iniciativa da manifestação, já que a força popular dão resultados.
Representantes de outras entidades, da juventude e da região de Tupã também expressaram suas indignações contra a reforma no palanque e ouvia-se com unanimidade: “Não à reforma da Previdência”.
No espaço onde aconteceu o ato, os presentes contaram com barracas que simulavam quanto tempo a pessoa deverá trabalhar para se aposentar com valor integral, ou para atingir a idade mínima e ainda para atingir o tempo mínimo de contribuição, com ajuda de uma ferramenta desenvolvida pelo DIEESE, que permite estas comparações e retiradas de dúvidas.
Vereadores
Estiveram presentes os Vereadores: Eliezer de Carvalho, Charles dos passos, Amauri Mortágua, Alexandre Scombatti, Gilberto Neves, Osmidio Fonseca (Cabo Castilho), Eduardo Edamitsu, Augusto Fresneda (Ninha), Renan Pontelli, Antonio Carlos Meirelles, Rudney Monteiro e Telma Tulim. Falou em nove dos Vereadores, o mais votado nas eleições, Eliezer.
O Vereador Amauri, Coordenador do Ato, ressaltou que o movimento tem o apoio dos Vereadores que aprovaram a moção nº 22/2017 e que foi enviada ao Congresso Nacional solicitando dos deputados e senadores que votem contra a PEC 287/2016 e a favor dos direitos de aposentadoria do povo brasileiro.
Para Amauri a participação dos Vereadores é fundamental neste procedimento, “pois são os agentes políticos que tem contato direto com a população e com os parlamentares, podendo levar a eles a vontade manifestada pela maioria dos nossos cidadãos de Tupã. Esta intermediação é essencial para orientar os votos dos deputados”, concluiu.
Entidades
A participação das entidades em parceria entre elas na organização desses eventos que inclui: palestras, esclarecimentos, reuniões setoriais, assinaturas de Abaixo Assinado que serão levados em Brasília, bem como, a organização do Ato Público, demonstra a maturidade dessas entidades formando uma corrente de unidade que carreia a opinião popular para o objetivo de evitar as perversidades contidas na PEC 287/2016 contra os direitos dos cidadãos.
Participam desta Frente contra a Reforma da Previdência:
SINCOMERCIÁRIOS DE TUPÃ, SINDICATO DOS BANCÁRIOS, APEOESP, SINSAÚDE - SINDICATO DA SAÚDE, SINDICATO DA ALIMENTAÇÃO, SINDICATO DOS METALÚRGICOS E MECÂNICOS, SINTRAMT - SINDICATO DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS MUNICIPAIS, SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS, SESCON - SINDICATO DOS CONTABILISTAS , SINDICATO DOS TAXISTAS, SINDICATO DOS TRABALHADORES PÚBLICOS, SINTAEMA – SABESP, SINDIAPI - SINDICATO NACIONAL DOS APOSENTADOS – UGT, FECOMERCIÁRIOS, UGT - SÃO PAULO, ASSOCIAÇÃO MOTOTAXISTAS, GRÊMIO POLICIA CIVIL, AFUSE- SINDICATO DOS FUNCIONÁRIOS E SERVIDORES DA EDUCAÇÃO, ASSOCIAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS JUDICIÁRIOS, OAB-TUPÃ, ASSOCIAÇÃO DOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS DA REGIÃO DE TUPÃ, ABIAPPI-ASSOCIAÇÃO DE MORADORES, ASSOCIAÇÃO ESTUDANTIL DA UNESP – TUPÃ, DOCENTES UNIVERSITÁRIOS FEDERAIS , AMBECA - ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES VILA SANTA HELENA , SOCIEDADE SÃO VICENTE DE PAULO, SINDIAPI - FORÇA SINDICAL, CPP - CENTRO DO PROFESSORADO PAULISTA, APAE, ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES - UNIDOS VENCEREMOS, CASA DO GAROTO, CAMTUR - CONSELHOS MUNICIPAIS E ASSOCIAÇÕES DE BAIRROS , FACESP, INSTITUIÇÃO CASA DOS VELHOS, ASBEAS , LEGIÃO MIRIM, LAR SANTO ANTÔNIO.
Objetivos alcançados
Para os organizadores dessa movimentação que já se estende por mais de um mês, o resultado está sendo positivo, na medida em que as entidades estão criando e colocando a disposição de Tupã instrumentos adequados para real entendimento do alcance da Reforma da Previdência Social e a possibilidade de manifestação popular sobre a matéria.