A FTA - Frente de Entidades Tupãenses pela Defesa dos Direitos da Aposentadoria realizará neste domingo, um “Ato Público” para protestar contra a PEC 287/2016, que trata da Reforma da Previdência proposta pelo governo federal e que hoje tramita na Câmara dos Deputados.
O ato acontece neste domingo (12/03), a partir das 8h00, com concentração na Rua Aimorés esquina com Av. Tamoios, ao lado da feira livre. Diversas entidades de categorias profissionais da cidade estão integradas na organização do protesto, com o objetivo de ampliar o debate sobre os prejuízos que a proposta oferece, unir forças e sensibilizar os deputados para que votem contra a PEC.
As medidas propostas caminham na direção de retiradas de benefícios, direitos e redução de valores das aposentadorias. Se for aprovada, vai atingir quem trabalha, quem ainda nem começou e quem já se aposentou. A expectativa é que a população tupãense participe do ato e unam-se na luta por uma aposentadoria digna, sem mexer nos direitos do trabalhador e do aposentado.
Para o Coordenador da FTA, Presidente do Sincomerciários – Vereador Amauri Mortágua, a presença dos Tupãenses no ato é fundamental para mostrar a insatisfação da população com as mudanças nas regras da aposentadoria e impedir que os trabalhadores sejam prejudicados. “A reforma é uma ameaça a todos nós, estamos atentos e acompanhando este processo. Você vai trabalhar até morrer e não vai se aposentar. Todos querem se aposentar um dia e para isso, precisamos nos unir e garantir nossos direitos. Venha para o ato protestar”, ressaltou Amauri.
Para o ato estão sendo confeccionadas faixas, cartazes, palavras de ordem e discursos, que buscam alertar sobre as perdas que o povo brasileiro terá com aprovação da PEC. A organização prepara ainda um espaço onde será simulado quanto tempo você deverá trabalhar para se aposentar com valor integral, ou para atingir a idade mínima e ainda para atingir o tempo mínimo de contribuição, com ajuda de uma ferramenta desenvolvida pelo DIEESE, que permite estas comparações e retiradas de dúvidas.
Desde já, todos estão convidados para o ato, para que juntos um forte protesto aconteça e seja demonstrada a força popular e o descontentamento da população tupãense e do povo brasileiro contra a Reforma da Previdência.