Entidades representativas de categorias profissionais se reuniram nesta quinta-feira, 16 de fevereiro, no Clube dos Comerciários de Tupã, para discutir as medidas propostas pelo governo na PEC 287/2016, que trata da reforma da Previdência. A reunião foi coordenada pelo vereador Amauri Mortágua, presidente do Sincomerciários de Tupã.
Foi ressaltado na reunião que, se a reforma for aprovada no Congresso Nacional, haverá mudanças substanciais nas exigências para a aposentadoria: idade de 65 anos e mínimo de 49 anos de contribuição para que o trabalhador receba o total da média contributiva; eliminação da diferença de regras que beneficiavam as mulheres; forma de cálculo que resultará em drástica redução nos valores das aposentadorias e dos benefícios; redução dos valores das pensões; dificuldades para a aposentadoria por invalidez; fim das aposentadorias especiais; ampliação das exigências para a aposentadoria por idade, estabelecendo o mínimo de 70 anos e de 20 anos de contribuição para os idosos; entre outras medidas que prejudicam os trabalhadores.
Cronograma
Ficou decidido o seguinte cronograma de atividades em Tupã:
- de 17 de fevereiro até 12 de março: período destinado à discussão e esclarecimento, em cada entidade e com o público em geral, do conteúdo das mudanças na aposentadoria;
- dia 3 de março, às 20h, no Clube dos Comerciários, reunião ampliada com as categorias participantes e de outras associações e entidades que queiram aderir ao movimento, para discussão do conteúdo da reforma da Previdência; estudo sobre o andamento do projeto no Congresso Nacional e palestra de especialista sobre o assunto. Nesta reunião também serão definidas formas e estratégias de conscientização e convite à população para participar do evento público a ser coordenado por estas entidades.
- 12 de março, a partir das 9h: manifestação contrária às mudanças na aposentadoria, em local a ser definido na reunião ampliada do dia 3 de março.
- Mesmo após o dia 12 de março, integração com a luta nos demais municípios e com todas as entidades estaduais e nacionais, e acompanhamento direto, no Congresso Nacional, da movimentação da PEC, com contatos com os parlamentares para solicitar deles a rejeição das medidas. Acompanhar a votação dos deputados federais e senadores.
Amauri considerou excepcional a participação dos dirigentes das entidades na reunião. “Também convidamos a população de Tupã e região para que compareça ao ato público unitário que estamos organizando, em conjunto, no próximo dia 12 de março, partir das 9h, para mostrar nossa indignação e impedir esta reforma contra os direitos de todos”.
Participantes
Prestigiaram a reunião desta quinta: Sindicatos dos Comerciários, Bancários, Metalúrgicos, Trabalhadores na Indústria da Alimentação, na Saúde, Trabalhadores Rurais, Trabalhadores Públicos Municipais, Trabalhadores da Sabesp, Trabalhadores na Construção Civil, Trabalhadores em Transporte Professores (Apeoesp), Sindiapi, Afuse/CPP (professores), Condutores de Veículos (incluindo taxistas), Associação dos Funcionários do Judiciário, Grêmio da Polícia Civil, e Associação dos Aposentados e Pensionistas.