O anúncio do acordo de horário especial de trabalho para o período Natalino de Tupã causou protestos e movimentou os comerciários da cidade, que chegaram a marcar a realização de passeatas e outras mobilizações.
Imediatamente, o Sincomerciários de Tupã convocou uma Assembleia, na qual centenas de trabalhadores compareceram e, coordenando o movimento dentro de sua representatividade, reabriu negociações com o Sindicato Patronal apresentando as novas reivindicações da categoria em relação à matéria.
A principal reivindicação já foi conquistada, retornando o horário de intervalo para jantar de 1:00 para 2:00 horas em todos os dias em que houver horário especial.
Para o Presidente do Sincomerciários de Tupã, Vereador Amauri Mortágua: “a movimentação espontânea dos comerciários é motivo de exaltação, pois representa a maturidade, conscientização, e o trabalho desenvolvido pelo Sindicato, principalmente a partir de 2008 e que trouxeram resultados positivos - de valorização dos comerciários e desenvolvimento do senso de categoria profissional, pois os comerciários se constituíam em aglomerado de trabalhadores, sem forma e sem a consideração de categoria profissional”.
Hoje na região, os comerciários são valorizados, respeitados e considerados a maior categoria profissional de todas as cidades. Este movimento espontâneo dos comerciários veio valorizar ainda mais este conceito junto à sociedade e mostrou porque os comerciários desta região foram destacados e premiados internacionalmente por quatro vezes.
O Presidente do Sindicato saudou e parabenizou os comerciários, por mais esta conquista, dizendo-se muito orgulhoso da categoria que representa.
Cabe ressaltar, que as negociações para alteração de outros pontos do horário natalino continuam em andamento e os comerciários se declararão em Assembleia permanente, além das duas que já realizaram nos dias 11 e 12 de novembro.