Durante os dias 14, 15 e 16 de outubro, Dirigentes sindicais e funcionários do Sincomerciários de Tupã participaram de um dos maiores eventos promovido pela Fecomerciários: o Congresso Sindical Comerciário. O 24º Congresso, sob o tema “Movimento Sindical: Diálogo e reflexões sobre o cenário atual” aconteceu em Atibaia (SP), no Hotel Tauá, reunindo 1.500 pessoas na plenária e contou com a participação de autoridades de renome.
O presidente da Fecomerciários e UGT/SP, Luiz Carlos Motta, abriu o congresso falando sobre a importância da categoria se manter unida e forte diante da conjuntura nacional. “Um dos principais objetivos da nossa Federação e dos seus 68 Sindicatos Filiados é valorizar a categoria! Comerciário valorizado é comerciário com poder aquisitivo conquistado com o pagamento de salários dignos”, afirmou Motta.
Sincomerciários de Tupã é destaque pelo trabalho desenvolvido
No encerramento do 24º Congresso Sindical Comerciário aconteceu um talk-show, com o seguinte tema: “Estratégias e tomada de posição para o fortalecimento da união comerciária”.
Foi abordada a importância de se valorizar os comerciários e como o oferecimento de serviços e benefícios, aliados às ações sindicais, são eficazes para aproximar a categoria das suas entidades representativas. A participação dos comerciários na política, com a eleição de representantes da categoria nos poderes Legislativo e Executivo também foram apontados pelos entrevistados como item fundamental para valorizar os trabalhadores.
Também houve foco na sindicalização. O presidente do Sincomerciários de Tupã, Vereador Amauri Mortágua, foi chamado ao palco para explanar sobre as seguidas conquistas de premiações nacionais e internacionais, recebendo aplausos pelo trabalho que vêm desenvolvendo em prol da categoria comerciária. “O que alavancou o Sindicato é a presença permanente de seus dirigentes e agentes nos locais de trabalho, no sindicalismo denominado “Chão de Loja”, em toda a base territorial da Entidade, inclusive em atividades de fiscalização, quando necessárias, atuando firmemente na defesa e valorização da categoria comerciária”, destacou o presidente.