Página Inicial
  Quem Somos
  Acordos e Convenções
   de Natureza Econômica
  Acordos e Convenções
   Horário de Trabalho
  Associe-se
  Assessoria Jurídica
  Atendimento    Odontológico
  Base Territorial
  Certificado REPIS
  Contribuições On-line
  Colônia de Férias
  Clube dos Comerciários
  Lazer em Avaré
  Diretoria
  Galeria de Fotos
  Homologações
  Informativo / Jornal
  Notícias
  Quadro de Acordo
   de Compensação
  Sede / Escritórios
   Regionais
  Fale Conosco
 
 
 
 

Notícias

Presidente Amauri participa da instalação de Comissão Especial Sindical
Dia: 01/10/2015


Na manhã de quinta-feira, dia 1º de outubro, no Auditório Neru Ramos, na Câmara dos Deputados, em Brasília, foi instalada a CESINDIC, Comissão Especial da Câmara, com o objetivo específico de tratar das questões e regulamentações das entidades sindicais.

Criada pelo Presidente Eduardo Cunha, composta por 27 deputados efetivos e seis suplentes, a instalação da Comissão foi presidida pelo Deputado Lincoln Portela que, como ato da sua instalação, promoveu a votação secreta que elegeu o Deputado Paulo Pereira da Silva (SDS-SP) como Presidente e o Deputado Bebeto (PSB-SP) como Relator.

Presentes no evento, vários Deputados Federais, Presidentes de seis Centrais Sindicais e centenas de sindicalistas do país, ocasião em que o Presidente da Câmara, Eduardo Cunha, se comprometeu a colocar em votação no Plenário, as minutas de legislação que resultaram do trabalho da Comissão. Amauri Mortágua, Vereador e Presidente do Sincomerciários de Tupã, também esteve presente, representando a Fecomerciários, a UGT-SP e seu Presidente Luiz Carlos Motta.

Instalada oficialmente a Comissão, os Deputados Paulinho e Bebeto, respectivamente, Presidente e Relator, dissertaram a cerca de seus objetivos e das diretrizes que nortearam os trabalhos da Comissão, tendo como princípio ampla discussão com a sociedade, através de audiências públicas, algumas a serem realizadas fora de Brasília, nas Capitais dos principais Estados, para que o projeto que surgir tenha a participação e a maior transparência.

Amauri Mortágua já entregou na oportunidade, ao Relator Deputado Bebeto, algumas sugestões para discussão neste procedimento. “É importante este debate nacional, pois, vem preencher uma lacuna desde a promulgação da Constituição de 1988, o que tem provocado a judicialização das normas de atuação da representatividade dos Sindicatos, por ausência de regulamentação do texto constitucional”, salientou.

Amauri ainda explica: “O trabalho da Comissão especial é de fundamental importância para regulamentar o setor, em todos os seus aspectos, desde a concepção de representatividade, registro e até o custeio da atividade sindical, como forma de discutir o papel dos sindicatos na nossa sociedade e evitar, combater e extirpar os “sindicatos fantasmas” que denigrem o trabalho do nosso sindicalismo sadio, chegando às raias de sua criminalização, gerando imagem ruim e preconceitos à atividade sindical de maneira geral, prejudicando os verdadeiros sindicatos representativos, tanto dos trabalhadores, como dos empresários, dos autônomos, dos profissionais liberais”.

Para Luiz Carlos Motta, que é suplente de Deputado Federal: “A criação e instalação de Comissão Especial, na Câmara dos Deputados, foi um passo importante, elimina inúmeros trâmites regimentais, reúne todos os projetos em andamento, e seu relatório, em forma de projeto de lei, vai direto para votação em Plenário”.

 

 
 
 
 
 
 
BOLETINS COMERCIÁRIOS
Acesse aqui a última edição do Boletim Comerciário
 
Base Territorial: Adamantina - Arco-Íris - Bastos - Flora Rica - Flórida Paulista - Herculândia - Iacri - Inúbia Paulista - Lucélia - Mariápolis
Osvaldo Cruz - Parapuã - Pracinha - Queiroz - Quintana - Rinópolis - Sagres - Salmourão - Tupã


Sede: Rua Guaianazes 596, Centro - Tupã / SP - Fone (14) 3496-4535 - E-mail: sincomerciarios@sincomerciariostupa.org.br
Esc. Reg: Rua Salgado Filho 150, Sala 5 - Osvaldo Cruz / SP - Fone (18) 3528-7529 - E-mail: osvaldocruz@sincomerciariostupa.org.br
Esc. Reg: Al. Navarro de Andrade 429, Adamantina / SP - Fone (18) 3522-3937 - E-mail: adamantina@sincomerciariostupa.org.br
Sede Recreativa: Clube dos Comerci�rios - Rua Aimor�s, 811 - Centro - Tup� / SP - Fone (14) 3441-5082 - E-mail: clube@sincomerciariostupa.org.br