O Presidente, Vereador Amauri Mortágua, sempre que possível utiliza do espaço da imprensa para esclarecer e divulgar fatos de interesse da classe trabalhadora.
Na manhã desta segunda-feira (03/8), a equipe da Rádio Tupã entrou em contato com o Presidente do Sincomerciários de Tupã, Vereador Amauri Mortágua, que concedeu entrevista e explicou alguns pontos de interesse da classe trabalhadora.
Amauri esclareceu mais uma vez no canal da imprensa Tupãense, sobre a nova regra da aposentadoria: o sistema 85/95. “O 85/95 já está em vigor e a pessoa que irá se aposentar pode optar pelo sistema, mas, o fator previdenciário continua valendo. Com relação ao sistema 85/95, cabe ressaltar, que existe a chamada progressividade e o nosso objetivo é o de conseguir derrubar o veto e fazer com que permaneça o 85/95, sem nenhum aumento ao passar do tempo”, explicou.
Indagado sobre o Abono Salarial do PIS, o Presidente criticou dizendo que mais uma vez os trabalhadores foram golpeados. “Antigamente em quatro meses todos recebiam o benefício, hoje com as mudanças sofridas foi para nove meses, e metade dos trabalhadores receberão somente no ano que vem”, afirmou. Amauri de forma simplificada registrou as datas de pagamentos disponíveis em tabela divulgada pela Caixa Federal.
Ao fim da entrevista, enfatizou sobre o Seguro-Desemprego, esclarecendo que antes a medida provisória fixava exigência de 18 meses e vigorou de janeiro até 16 de junho, quando, após muita luta dos Sindicatos, a exigência mínima foi reduzida para 12 meses. Ocorre que, neste período, os trabalhadores demitidos com mais de 12 meses e menos de 18, ficaram sem receber o benefício. Agora, depois de pressão ao Governo, há um projeto no Congresso que regulamenta a questão fazendo valer a regra dos 12 meses, desde janeiro, o que permitirá o recebimento do benefício para os demitidos em 2015 que possuíam 12 meses ou mais de contrato de trabalho.