Na busca por qualificação e capacitação profissional os funcionários do Sincomerciários de Tupã e região marcaram presença no II Intercâmbio das Entidades Sindicais Comerciárias, realizado no dia 28/5, no Centro de Lazer dos Comerciários em Praia Grande (SP).
As palestras desmembraram o tema central “Qual é o seu norte?”. Foram três os palestrantes: Luiz Cabral (“Gerações diferentes, objetivos em comum”), Silmar Strubbe (“Seja um agente multiplicador”) e Comandante Lombardi (“Plano de voo para atingir a excelência profissional”).
Participaram também dirigentes da Federação e dos Sindicatos Filiados. Cada palestrante recebeu uma placa alusiva às suas respectivas presenças e todos os participantes ganharam certificado.
Durante o evento, o presidente Luiz Carlos Motta, da Fecomerciários, falou sobre a perda do companheiro Albino Correia de Lima, do Sincomerciários de São José dos Campos, e lamentou seu falecimento ocorrido em 14 de maio. Em homenagem a Albino, foi transmitido um vídeo sobre sua trajetória sindical. Em seguida, foi apresentado o novo presidente da entidade, Eurípedes Gonçalves.
Painéis
O auditório do Centro de Lazer, onde aconteceu o intercâmbio, foi transformado em aeroporto, uma vez que, como se viu na palestra do comandante Lombardi, as entidades sindicais foram consideradas como aeronaves e seus empregados e empregadas, os tripulantes.
Os três painéis motivaram a atenta plenária. De acordo com a ilustração do intercâmbio, uma bússola compôs o “kit” entregue pela diretoria da Federação. Ou seja, mochila, camiseta, bloco de anotações e caneta, entre outros.
Para reforçar a relação simbólica quando os Sindicatos foram transformados em aviões, filmes com aeronaves chamaram a atenção do público para um voo, como o trabalho de excelência executado nos Sindicatos. “É preciso ter foco na excelência profissional. Trabalhar com planejamento, conhecendo sua ‘aeronave’ decolando bem, mantendo o voo seguro e também, o pouso”.
Três pessoas da plateia participaram, separadamente, de situações simuladas de voo, com o Comandante Lombardi que instalou uma “pista de pouso no palco.” Um deles, Edson Inocêncio, de Araçatuba, disse: “Aprendi muito e na prática. Eu estava precisando de um intercâmbio como este. Aprendi muito sobre habilidade e atitude”.
Outro participante, Ellen Campos, de São José dos Campos, afirmou: “Sensacional. A ideia de trazer o cotidiano do Sindicato para o mundo da aviação ajudou a entender, por exemplo, a importância da comunicação”.
Já Lana Correia, São Paulo, contou: “Estar naquele palco com o Comandante Lombardi passando informação para eu pousar meu avião, na verdade uma cadeira, estimulou meu desejo de voar cada vez mais alto no dia a dia do meu trabalho no Sindicato. Foi maravilhoso. Obrigado ao presidente Motta e à diretoria da Federação pela oportunidade”.
Fonte: Fecomerciários