Vereador Amauri Mortágua tem longa participação nesta luta histórica!
Por 232 votos a 210, a Câmara dos Deputados aprovou, em 13/05/2015, novo sistema de cálculo da aposentadoria, através de uma emenda do Deputado Federal Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), que, na prática, extingue o famigerado FATOR PREVIDENCIARIO, criado no Governo Fernando Henrique Cardoso, e que trouxe malefícios enormes aos trabalhadores, aposentados e pensionistas, com redução drástica em seus proventos.
A regra aprovada agora é a que vem sendo negociada há muito tempo, sendo que, em várias ocasiões, o Vereador Amauri Mortágua, presidente do SINCOMERCIÁRIOS de Tupã e Região, teve a oportunidade de participar dessas discussões, representando centrais sindicais, no Congresso Nacional, como é o caso das longas discussões com representantes do Governo no ano de 2012, retratadas nas fotos em anexo.
Segundo o presidente Amauri, “a votação ocorrida neste dia 13, na Câmara dos Deputados, é o início de uma vitória, de uma longa batalha e de um longo caminho ainda a percorrer. Agora segue para o Senado e continuaremos acompanhando a votação. De qualquer maneira é a primeira batalha que vencemos, neste ano. Já é um começo. Vamos continuar a luta no Congresso Nacional contra as medidas que afetam a vida de todos nós”.
O internauta André Luis Gabriel Bassit, ao ler a notícia, publicou: “Amauri Mortágua, um gigante das lutas das relevantes causas sociais, sempre na defesa dos trabalhadores.”
ENTENDA A REGRA
A regra aprovada consagra o sistema 85/95, que permite a mulher se aposentar quando a soma de sua idade com o tempo de contribuição for de 85. Para os homens, a soma de sua idade mais o tempo de contribuição à previdência tem que chegar a 95. O tempo mínimo de contribuição foi mantido: para homens é de 35 anos e de 30 para mulheres.
Assim, um homem que inicie seu trabalho aos 18 anos, poderá se aposentar com a INTEGRIDADE de seus proventos, aos 56-57 anos, quando terá tempo de contribuição acima de 35 anos e a soma de sua idade com este tempo chegará a 95. Veja as contas: 57 anos. Contribuiu desde os 18 anos, tem 39 anos de contribuição, logo 39 + idade de 57 = 96. Poderá aposentar-se, com salário integral, desde o dia em que completou a soma de 95. Hoje, é impossível aposentar com esta idade com ganhos integrais. O fator previdenciário, para homens dessa idade, reduz seus ganhos em média em 30% a 40%.
FOTOS:- Legendas.
FOTO 1: Amauri participando de audiência pública sobre o Fator, na Câmara dos Deputados, em 2012;
FOTO 2: Amauri com Deputado Arnaldo Faria de Sá, também em 2012, na mesma luta.
FOTO 3: Amauri no Congresso Nacional, em 2013.
FOTO 04 - EM 2014, na Câmara Federal, com Dep. Arnaldo, Luiz Carlos Motta e Márcia Caldas.
FOTO 05 – Amauri e Motta em reunião de estratégias para continuar a luta, na sede da UGT.