Na manhã do dia 12/5 a sede do Clube dos Comerciários, em Tupã (SP), foi palco da reunião da Coordenação Regional Sindical da Federação dos Empregados no Comércio do Estado de São Paulo.
Participaram da reunião os seguintes membros: o Coordenador Regional e Presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Tupã (Sincomerciários), o Vereador Amauri Mortágua, que presidiu a mesa de reunião; o Coordenador Regional Adjunto e Presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Dracena (SECD) – Sérgio Manoel; Presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Presidente Prudente - Valdecir Alves e a Presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Presidente Venceslau - Nadir da Silva Almeida.
A Regional, uma das treze existentes no âmbito da Fecomerciários, faz parte da política de descentralização e fortalecimento da ação sindical dos comerciários paulistas, idealizada pelo Presidente Luiz Carlos Motta.
Esta Regional de Tupã possui cinco Sindicatos de Comerciários da Região Oeste do Estado de São Paulo, composta pela representatividade em 57 municípios, com um universo de 50.000 trabalhadores do comércio representado.
A Reunião
Foram discutidos diversos assuntos de interesse da categoria comerciária e dos Sindicatos e teve como principal discussão sobre os temas que causam prejuízos aos trabalhadores: as Medidas Provisórias - 664 e 665/2014 e Ampliação da Terceirização, projetos em trâmite pelo Congresso Nacional, que precarizam as relações trabalhistas e reduzem direitos conquistados.
A reunião foi finalizada com estudos de estratégias a serem implementadas na Região no “Dia Nacional de Paralisações e Manifestações”, previsto para o dia 29 deste mês, quando serão realizados manifestações e atos nesta Região.
Compromisso e trabalho
Os sindicalistas na reunião também renovaram o compromisso existente entre todos os Sindicatos da região, em relação à assinatura de acordos coletivos com empresas, especialmente, as grandes lojas, para disciplinar trabalho em datas especiais. Só serão assinados acordos que contemplem os termos do compromisso das entidades sindicais, firmado na Fecomerciários.