Nesta sexta-feira (23/05) no Braston Hotel, em São Paulo, será realizado o Congresso Estadual de Fundação da Secção Estadual União Geral.
A UGT paulista possuirá 8 regionais e diversos órgãos em todo o Estado de São Paulo que dinamizará as ações nos município. São cerca de 300 sindicatos filiados a central sindical no Estado de São Paulo, é a maior abrangência setorial sendo que a UGT paulista representará 40% de toda a central sindical no país.
O Sincomerciários de Tupã participará do evento com 5 representantes, sendo que dois deles (os diretores Marina Mitani e João Paulino) são delegados sindicais e possuem direito a voto.
De acordo com a programação da fundação da UGT Paulista, serão definidos os seguintes itens: aprovação do Regimento Interno do Congresso; apresentação do Manifesto da UGT; discussão e aprovação do estatuto da União Geral dos Trabalhadores do Estado de São Paulo – UGT/SP, em consonância com o estatuto da UGT Nacional; eleição e posse dos membros da Executiva e do Conselho Fiscal da UGT/SP; e aprovação do Plano de Ação.
UGT
A União Geral dos Trabalhadores (UGT) é uma central formada a partir da unificação das centrais sindicais Confederação Geral dos Trabalhadores - CGT, Social Democracia Sindical – SDS, Central Autônoma de Trabalhadores - CAT e de um amplo grupo de sindicatos independentes. A UGT foi fundada em 19 de julho de 2007, durante o Congresso Nacional de Trabalhadores que se realizou nos dias 19, 20 e 21/07/07 em São Paulo, Capital, e reuniu mais de 3.400 delegados, representando 623 entidades sindicais de todo o país e mais de 5 milhões de trabalhadores, ocasião em que foi eleita a 1ª executiva nacional para um mandato de 4 anos tendo como presidente Nacional, o sindicalista Ricardo Patah, presidente do Sindicato dos Comerciários de São Paulo.
Filiação
O Sincomerciários de Tupã se filiou a UGT em dezembro do ano passado após decisão da Assembleia Geral dos trabalhadores.
Amauri Mortágua, Presidente do Sindicato, avalia que a decisão dos comerciários se baseou no fato que a UGT é a central que mais concentra sindicatos do setor do comércio e serviços, o que fortalece a unidade da luta dos interesses comuns. “Agora, vamos trabalhar para a construção de nossa estadual, para aprimorar a ação da central e trazê-la cada vez mais perto dos trabalhadores e seus sindicatos”, disse Amauri.