O movimento dos consumidores nas lojas de varejo do país aumentou 1,6% em abril, na comparação com março, já descontados os fatores sazonais, de acordo com a Serasa Experian. Comparado a abril do ano passado, o crescimento foi de 5,4%.
O indicador de atividade do comércio da Serasa é apurado pelo volume de consultas mensais realizadas por estabelecimentos comerciais à base de dados da empresa.
No acumulado do ano, a expansão do índice chega a 3,8%. Em março, a atividade do varejo caiu 3,2% ante fevereiro.
Apesar dos números positivos, a Serasa considera que o desempenho da atividade varejista permanece contido pela aceleração da inflação, pela diminuição do grau de confiança dos consumidores e pelo processo de elevação das taxas de juros, que encarece o crédito.
O movimento aumentou em todos os segmentos varejistas, com destaque para a alta de 13,5% nas lojas de material de construção, ante março, mais que recuperando a queda de 11% no mês anterior.
Também houve bom desempenho no segmento de veículos, motos e peças, com avanço de 9,3% em abril. O segmento de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas teve aumento de 3,4% no movimento do mês passado, influenciado pela Páscoa.
Móveis, eletroeletrônicos e informática e tecidos, vestuário, calçados e acessórios exibiram desempenhos mais modestos, com altas de 2,2% e de 1,9%, respectivamente. Por fim, o segmento de combustíveis e lubrificantes registrou expansão de 1,4% em abril sobre março.
No acumulado dos primeiros quatro meses de 2014, a atividade varejista cresceu 3,8% liderada pelo setor de combustíveis e lubrificantes (avanço de 4,3%), supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (expansão de 4,2%) e material de construção (alta de 3,7%). Veículos, motos e peças tiveram alta de 0,7%, enquanto móveis, eletroeletrônicos e informática exibiram crescimento de 0,3%.
Tecidos, vestuário, calçados e acessórios foi o único segmento do varejo que se retraiu neste primeiro quadrimestre de 2014: queda de 2,9% frente ao mesmo período do ano passado.
Fonte: Valor Econômico