Página Inicial
  Quem Somos
  Acordos e Convenções
   de Natureza Econômica
  Acordos e Convenções
   Horário de Trabalho
  Associe-se
  Assessoria Jurídica
  Atendimento    Odontológico
  Base Territorial
  Certificado REPIS
  Contribuições On-line
  Cartão Comerciário /   Convênios
  Colônia de Férias
  Clube dos Comerciários
  Diretoria
  Galeria de Fotos
  Homologações
  Informativo / Jornal
  Notícias
  Quadro de Acordo
   de Compensação
  Sede / Escritórios
   Regionais
  Fale Conosco
 
 
 
 

Notícias

Comerciários de Tupã dizem Não a Terceirização Ampliada
Dia: 07/05/2015


O presidente do Sincomerciários de Tupã repudia a aprovação da terceirização ampliada

O forte coro uníssono de grito de guerra no dia do evento em Comemoração ao Dia do Trabalhador, promovida pelo Sindicato dos Comerciários, presidido pelo Vereador Amauri Mortágua, no dia 1º de Maio, demonstrou preparo dos Comerciários presentes para os combates que se avizinham e o engajamento nas lutas contra projetos que ferem os direitos, garantias e conquistas trabalhistas.

As manifestações espontâneas dos comerciários foram precedidas por palestras e discussões sobre o tema, promovidas pelo Sindicato desde o desengavetamento e nova tramitação deste projeto na Câmara. Desse modo, com faixas, banners, que faziam apologia contra o projeto de Ampliação da Terceirização (PL 4330), os comerciários da região manifestaram seu descontentamento com a realidade que os trabalhadores do País atravessam. A matéria do projeto PL 4330 foi aprovada pela Câmara dos Deputados, no mês passado e segue no Senado, cercado de polêmicas.

A grande imprensa destacou que durante uma reunião com centrais sindicais, as vésperas de comemorações do Dia do Trabalhador, a presidente Dilma defendeu a necessidade de regulamentar a terceirização, mas ressaltou que é preciso garantir os direitos dos trabalhadores e impedir a perda de recursos da Previdência Social, "garantindo a sua sustentabilidade". Mostrou também disposição do Presidente do Senado em discutir matéria com os Sindicatos, objetivando alterar o texto aprovado pela Câmara Federal.

Terceirização Não

A proposta (PL 4330) regulamenta os contratos de terceirização. O texto autoriza o uso de serviços terceirizados em qualquer atividade das empresas. Hoje, apenas as atividades-meio, como limpeza e segurança, podem ser terceirizadas.

O presidente do Sincomerciários de Tupã, Vereador Amauri Mortágua, explica que a terceirização ocorre quando o trabalho de alguém é vendido à empresa por um intermediário que lucra com isso. Em consequência, Amauri explica que a terceirização precariza as condições de trabalho. “Os terceirizados ganham menos, têm jornada de trabalho maior, demoram mais a se aposentar e sofrem mais acidentes de trabalho. Além disso, existem queixas da falta de pagamento de direitos trabalhistas e os casos de empresas que fecham antes de quitar débitos com trabalhadores”, afirma.

O Vereador Amauri conclui: “Não queremos a terceirização ampliada de maneira alguma, atrás do discurso de modernização da indústria e do campo, estão as piores formas de exploração do trabalho humano”.


Veja outras notícias
 
 
 
 
 
 
 
 
Base Territorial: Adamantina - Arco-Íris - Bastos - Flora Rica - Flórida Paulista - Herculândia - Iacri - Inúbia Paulista - Lucélia - Mariápolis
Osvaldo Cruz - Parapuã - Pracinha - Queiroz - Quintana - Rinópolis - Sagres - Salmourão - Tupã


Sede: Rua Guaianazes 596, Centro - Tupã / SP - Fone (14) 3496-4535 - E-mail: sincomerciarios@sincomerciariostupa.org.br
Esc. Reg: Rua Salgado Filho 150, Sala 5 - Osvaldo Cruz / SP - Fone (18) 3528-7529 - E-mail: osvaldocruz@sincomerciariostupa.org.br
Esc. Reg: Al. Navarro de Andrade 429, Adamantina / SP - Fone (18) 3522-3937 - E-mail: adamantina@sincomerciariostupa.org.br
Sede Recreativa: Clube dos Comerciários - Rua Aimorés, 811 - Centro - Tupã / SP - Fone (14) 3441-5082 - E-mail: clube@sincomerciariostupa.org.br